terça-feira, 29 de março de 2011

aula magna com Eder Chiodetto

 muuuuuuitas referências e um panorama geral do cenário fotográfico brasileiro...
Thomas Farkas - "Telhas"
Luis Humberto - Presidente Médici em Brasília
German Lorca - "Pernas" 1970
Cláudia Andujar - da série "Sonhos"
Alexandre Sequeira - pinhole em Belém do Pará
"Paisagem Submersa" - Os fotógrafos mineiros João Castilho, Pedro David e Pedro Motta oferecem uma viagem embaixo d'água. Retratos de sete municípios inundados do nordeste de Minas Gerais para a construção do lago da Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek (Irapé), no leito do Rio Jequitinhonha. 

terça-feira, 1 de março de 2011

Ponto de Vista

 "O fotógrafo não tem a possibilidade de criar uma cidade até então inexistente em redor de uma colina, tornando-a visível por meio de algumas pinceladas, acrescentar uma ou duas torres a uma edificação sumptuosa, ou ainda eliminar o cume de uma montanha. Ele deve reproduzir aquilo que vê, exatamente da maneira que vê, sendo a escolha do ponto de vista o único privilégio à sua disposição". H.J. Morton, séc. XIX


Apesar de discordar que o ponto de vista seja a única ferramenta `a mão do fotógrafo, esta frase resume bem um dos pontos fulcrais em fotografia, que é a capacidade de selecionar e dispor os elementos que compõem uma imagem. Esta capacidade depende em grande parte do ponto de vista do fotógrafo. O local onde este se coloca para registrar uma cena é de extrema importância para a composição daí resultante. Por vezes, uma pequena alteração no posicionamento da câmera afeta quer o equilíbrio, quer a estrutura e a iluminação dessa composição.

A composição fotográfica é a maneira de enquadrar os elementos do tema fotografado - formas, linhas de força, escolha de planos, tons e cores - de acordo com os princípios estéticos de cada fotógrafo. Uma boa imagem depende muito mais destes fatores do que da qualidade da câmera fotográfica.


Krystof Guez - 1995

autor anônimo